Como criar hábitos para não procrastinar

A procrastinação é um dos sete pecados capitais, e dentre todos eles, ela é quem mais têm aparecido no nosso cotidiano.

Quem nunca se viu sentado diante de uma tarefa e se sentiu bloqueado a fazê-la? Ou pior, quem já ignorou ao máximo o que tinha que fazer, inclusive nem sentando na mesa de trabalho? Essas ocasiões estressantes são muito recorrentes na nossa vida, mas nem sempre são ocasionadas por desejo do indivíduo.

Porém, é possível parar de procrastinar, realizando todas as atividades necessárias e tornando-se um indivíduo produtivo. Para isto, é necessário apenas conhecer certos métodos que nos ajudam neste processo. Confira-os.

Como parar de procrastinar?

Identifique a causa da sua procrastinação

Ademais, sempre que percebemos que algo não nos faz bem, essa percepção deve passar por um identificação, problematização e superação. E, isso serve também para quebrarmos a barreira que faz nossa atividade mais simples parecer gigantesca.

O primeiro passo é identificar do que se trata, no nosso caso é a procrastinação. Devemos atentar para o modo como ela acontece.

E, essa identificação do problema partirá de uma série de perguntas que você deve se fazer, por exemplo: Em quais horários você costuma travar mais para realizar suas funções? Quais são as suas reações quando o bloqueio acontece?

Respondidas essas questões, você pode pensar no porquê desse horário te causar maior falta de motivação e também como pode frear as reações que fazem mal para você.

Uma dica para melhorar a sua disposição é começar acordando cedo, mas antes disso, lembre-se de dormir as preciosas 8 horas de sono. Acordando cedo e fazendo disso um hábito, você terá mais tempo para realizar as atividades que precisa, assim como para planejá-las.

Conheça as suas capacidades

O segundo passo envolve um conhecimento de si próprio e das suas capacidades, nessa etapa você deve ser realista e planejar todas as suas funções com um prazo específico.

No começo será muito complicado estimar quanto tempo levará para escrever aquele texto, ou para realizar o fechamento orçamentário do seu negócio, mas tenha em mente que você está criando um hábito para não procrastinar.

Trace metas e cumpra-as

É agora que você terá que traçar metas, e essas metas devem levar em consideração a sua realidade, lembre-se que o dia tem 24 horas, mas você não tem as 24 horas desse dia disponíveis.

E, após traçar as suas metas, é a tão esperada “hora da ação”. Agora você vai começar pelas tarefas mais simples que tem, mesmo que seja difícil ter essa visão, pense que ao concluir sua tarefa mais simples, seu corpo receberá serotonina que será convertida em motivação para que você continue sua jornada.

Não deixe tarefas inacabadas

Outra dica é nunca deixar tarefas inacabadas, isso te dará a sensação de incompetência, e você sabe muito bem que é muito competente no que faz.

Crie hábitos

Para que algo se torne habitual em nossa vida, devemos incluir isso no nosso dia-a-dia até que torne-se algo orgânico e automático.

Você se lembra de quando era criança e seus pais tinham que pedir todos os dias para você escovar os dentes e tomar banho? Hoje em dia, essas funções são para você algo habitual, você não coloca um despertador para te lembrar de escovar os dentes, e muito menos pede aos pais que te lembre disso.

Por isto, para criar hábitos e se lembrar de realizar suas atividades na hora correta, utilize diversas ferramentas, como post-its, despertador, aplicativos, etc.

Por mais que no começo algumas práticas podem parecer bobas, você deve acreditar e entender que em algum momento colocar o despertador ou colar post-it pela casa não será mais necessário para que você continue a seguir seus novos hábitos.

Agora que você já é um profissional em não procrastinar, basta seguir os passos acima e se lembrar das dicas dadas no começo do texto: hábitos não se adquirem da noite para o dia, você terá que batalhar e colar muito post-it pela casa e pelo escritório.

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!
4 formas de investir em você mesmo e na sua auto realização

Siga-nos

Menu